3.5.08

Minhas verdades amadoras*


E para mim escrever sempre foi tão involuntário quanto fechar os olhos ao espirrar, mamãe diz que já faz parte do meu metabolismo, vai saber.
Mas escrever não é meu ofício. Não é o que estudo e nem o que pretendo aprender. Se assim fosse, estaria cursando letras ou jornalismo ao invés de engenharia.
A minha escolha de carreira dependeu intimamente da seguinte reflexão: "E aí, Natacha, você escreveria por dinheiro?"
Gostar apenas de escrever sobre o que quero e quando quero, sem cobranças e rédeas, foi o que com alguma frustração me fez responder NÃO à essa pergunta. Tenho certeza de que a partir do momento em que "prazo" e "tema" fossem as minhas motivações para abrir o bloco de notas, eu me tornaria a mais improdutiva e frustrada das profissionais. Isso tudo porque escrever é o que faço de mais irracional.
Ganhar uma grana escrevendo exige talento com as palavras e eu só tenho a necessidade delas. Minha única pretensão é criar.


_Mallu Magalhães - Vanguart
*Pauta para a Capricho

5 comentários:

Anônimo disse...

Escrever é um problema.
Não escrever são dois.

Quando eu abdiquei de minha vida exatóide, com variáveis que tinham sentido a avaliações binárias (sim ou não, nada de meio termo) eu sabia que estaria colocando a venda as palavras combinadas em um editor de texto.

Mas eu sucumbi. Não escrever estava me doendo mais do que escrever à pedidos.

E eu respeito inteiramente a sua escolha.
Eu só fico imaginando o que existe na contra capa daquele livro de cálculo ou daquele caderno de exercícios da faculdade. Posso apostar que não são fórmulas.


Tá no sangue, Fotocópia.
Não podemos negar.

Gusthavo disse...

"Escrever é um problema.
Não escrever são dois."

Guria genial, a tua amiga.

Engenheira, escritora, dançarina, pugilista, boleira, musicista [não necessariamente nesta ordem]. Pq ser uma não basta, né?

Sabe aquela do Pessoa? "Viver não é preciso, criar é preciso" É você Natacha. E não precisa se explicar.

AR disse...

Aaah, perfeição.

miatrix disse...

hah! malu magalhaes ^^

Alessandra Castro disse...

Apesar de naum concordar achei o seu texto lindo e muito bem escrito. ;)